sexta-feira, 1 de novembro de 2013

SAUNA VAPOR CONSTRUÇÃO

SAUNA VAPOR CONSTRUÇÃO DE AMBIENTE

Descrição Ambiente de sauna a vapor
1 - Teto com inclinação:

Teto com altura de 2,20 m e inclinação de 10% no prolongamento, oposta aos bancos.Essa inclinação é fundamental, pois quando o vapor condensar surgirão gotículas de água no teto. Com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não cairão sobre os usuários, ou seja, acima dos bancos só haverá vapor.

Se o cômodo já foi construído e não tem inclinação no teto, faça o rebaixamento com forro de PVC.

2 - Bancos

Faça 2 bancos em alvenaria, um inferior e um superior (para menor ou maior temperatura), nas medidas de 50 cm x 40 cm.

3 - Suspiro e respiro

Faça um orifício de 4" (suspiro) próximo ao teto (“pé direito”), e um orifício de 4" (respiro) próximo ao chão (“pé esquerdo”), para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle.

4 - Entrada para cano de vapor (dentro do ambiente)

Prever nicho na parede para adaptar o cano de vapor, com as medidas de 40 cm (alt.) x 12 cm (larg.) x 10 cm (prof.).A entrada de vapor para dentro do ambiente deve ser em um local neutro, próxima da parede frontal aos bancos numa distância de 30 cm do chão.

Obs.: Atente para a distância da tubulação de vapor, não faça sifonagem.

5 - Rede elétrica

Faça uma passagem de conduite para iluminação e outro ponto para fechamento do circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho (quando for instalado dentro do ambiente).Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas e instale o interruptor fora do ambiente.

6 - Ralo Faça um ralo no interior do ambiente para escoar a água quando for efetuada a limpeza do recinto. No caso de equipamento instalado dentro do ambiente (Plus com Dreno Automático - Gerador de Vapor Elétrico), após o fechamento da torneira de abastecimento toda a água do gabinete da sauna se esgotará, e o ralo deverá estar perto do equipamento para que esta água tenha vazão.


7 - Porta A porta deve ser impermeável, possuir visor transparente e sempre abrir para fora do ambiente.

Revestimento térmico (imagem abaixo)

Na sauna a vapor é importante que se faça o revestimento térmico com vermiculita. Após a colocação da laje, reboque todas as paredes e teto com uma massa de cimento e vermiculita, na seguinte proporção: 4 kg de vermiculita, 1 kg de cimento, (um pouco de) cal, adicione água até dar liga e faça um reboco de 2,5 cm a 3 cm de espessura e deixe secar por completo. depois faça o acabamento escolhido.

Proporção para 1 m2 de parede. Acabamento: teto, paredes e piso da sauna a vapor O teto deve ser sempre liso, para que não ocorra a presença indesejável de gotículas de água em cima dos bancos. Pode ser utilizada tinta ESPECIAL.

As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com azulejos, mármore ou tinta látex (apropriada para locais que vão receber umidade).

No piso use materiais antiderrapantes: ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada, etc.

Atenção Para ambientes de sauna fora do padrão, como:

- Sem isolamento térmico (reboco com vermiculita)- Parede ou janela de vidro- Piscinas acopladas ao ambiente da sauna

Adquirir equipamento de maior potência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário